terça-feira, 31 de março de 2020

O Mundo parou e agora? Você quer mesmo descer?

Durante os últimos anos, a frase que mais li e ouvi foi: 
PAREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!

Para a nossa surpresa, aquilo que parecia impossível aconteceu. O mundo parou e ninguém desceu. Muito pelo contrário! Nos trancamos em casa, com medo de um inimigo invisível e mortal.

O Mundo parou e tirou de nós o abraço, o beijo, os passeios ao ar livre, as conversas nas calçadas (pra quem ainda fazia), o contato físico com desconhecidos, a escola dos nossos filhos, as praças, os parques, as exuberantes festas de aniversário/casamento/formatura, etc, visitas inesperadas e com horário agendado, happy hour, as baladas, os bares, restaurantes, passeios, viagens e para muitos, o sustento!

Paralelo a isso, o mundo nos permitiu olhar para ângulos, lugares e pessoas de forma que nunca ou que já não conseguíamos mais enxergar, como um simples sentar no sofá da sala e assistir TV, conhecer a própria sacada e muita gente até conversou com a esposa/marido rsrs, fez a gente arrumar aquela gaveta que estava uma bagunça e que nunca dava tempo de arrumar, cuidar do jardim, fazer um bolo, arrumar aquela torneira que pingava a anos e tantas outras coisas simples, pequenas e individuais, que jamais conseguiria listar.

Estão dizendo por ai que a única certeza que temos é: NINGUÉM SAIRÁ O MESMO DESSE MOMENTO e eu concordo totalmente com essa afirmação! É impossível que alguém saia ileso dessa pandemia, estamos todos no mesmo mar e não vim aqui pra falar sobre as categorias das embarcações, mas sim dos seus tripulantes.

Fomos obrigados a inserir a tecnologia na forma como vivemos e para nossa surpresa, a maioria se descobriu um Analfabeto Digital. Não sabemos como nos portar em meio as reuniões on-line do trabalho e ficou tão claro que ainda não entendemos que atrás da tela, mora um ser humano igual a nós, que muita gente tem vivido constrangimentos do tipo: Ir ao banheiro e deixar a câmera aberta durante uma reunião, não desligar o microfone e dar um grito com alguém da casa, se trocar e esquecer que sua equipe esta te vendo,... ficou mais fácil entender porque a gente tem tanta coragem pra destilar nosso ódio nas redes sociais e tanta dificuldade de se impor cara a cara com o outro. Fica claro que o fato de não sentir a presença física de alguém, nos tira da realidade e faz falta.

Saímos da empresa e acordamos no Home Office e já não conseguimos limitar o que é vida profissional e vida pessoal. Não temos hora pra entrar e menos ainda pra sair, se perder no tempo esta cada vez mais fácil, afinal, é só apertar um botão e como um passe de mágica chegamos ao trabalho. Com isso, ao contrário do que pensamos, o tempo não esta sobrando e sim faltando. A gaveta ainda esta bagunçada, o jardim continua com ervas daninhas e galhos para podar, a receita do bolo ficou em cima da mesa e aquelas pequenas manutenções permanecem por fazer. A quantidade de afazeres diários, tem nos deixado ainda mais sobrecarregados, cansados, sem energia, disposição e ânimo. Re-conhecer a esposa/marido, já perdeu a graça e é neles e nos filhos que estamos descontando nossas frustações de não saber o que/como fazer, mas principalmente, não conseguir entender o que estamos sentindo. O desejo de muitos é que tudo isso acabe logo para que possam fugir novamente das emoções desconhecidas e que insistem em não conhecer. Fugir pra rotina caótica e o que temos buscado, pois o caos do mundo externo é mais confortável e quentinho do que esse que vivemos internamente.

Talvez, ao invés de pedir para o mundo parar e a gente descer, chegou a hora de nos unirmos e juntos impulsionar o Mundo para que gire de forma equilibrada, mas pra isso acontecer, precisamos conhecer e equilibrar o mundo que mora dentro de nós!

P.S.: *Talvez você não tenha entendido nada do que escrevi e está tudo bem. Muitas vezes nem mesmo eu me entendo e olha, ainda continua tudo bem!

*Esse texto foi escrito com o apoio de duas crianças que interrompiam meu raciocínio a cada 5 minutos e prometiam que era a última vez. Contem erros de português, gerúndios, redundâncias, Conjugação inadequada de verbos e afins e sinceramente, não tô nem ai!

#Robertices #paremomundoqueeuquerodescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário