domingo, 23 de outubro de 2016

Racismo, Preconceito ou Falta de amor?



Olá!

Como andam as coisas por ai?


Hoje quero contar sobre algo que aconteceu esta semana e que ainda me enche os olhos de lágrimas quando me lembro e não! Não foi uma coisa boa, infelizmente...



Fomos para o Rio de Janeiro esta semana. Na região que estávamos (Leme) parece que todos os moradores têm um ou mais cachorros e minha Coisinha 2 é apaixonada por cães, logo ela estava no céu!



Eu sempre orientei que antes de tocar nos cachorros para fazer carinho, deveria perguntar ao seu tutor se eles são dóceis e se ela pode fazer carinho, hoje com 4 anos ela tem mais consciência e dificilmente se esquece de perguntar.


Acontece que em uma dessas abordagens, ela se deparou com uma pessoa um tanto “diferente” daquelas que passeiam com seu cães e são super amáveis... Um senhor com mais de 60 anos estava numa banca de jornal com seu poodle branco (o cão era bem fofinho, parecia uma bolinha de pelos) e ela se aproximou e disse: 


_Moço!


Silêncio...


Ela insistiu: _Moço!


E aquele senhor com o cãozinho fofinho olhou para minha filha de uma forma tão amarga, tão cheia de ódio e transbordando tanto desprezo que ela, uma criança de apenas 4 anos percebeu...


Não sei se é bom ou ruim, mas em algumas situações eu penso muito rápido e naquela fração de segundos, diversas coisas passaram pela minha cabeça e confesso que muitas passaram bem longe do amor, mas me orgulho de não ter agido por impulso e principalmente por ter conseguido refletir e fazer diferente de tudo o que eu gostaria naquele momento. Eu apenas dei um passo na direção dela e disse:

 “_Filha, ele não quer falar com você agora, respeite-o.” E saímos andando.


Meu sangue ferveu! Ele mexeu com minha cria! Que audácia! E pior! Ela começou a chorar me perguntando "porque ele não quis falar com ela", "que ela só queria fazer um carinho no cachorrinho dele" e eu engolindo o choro, apenas dizia que ele não estava bem e não queria conversar naquele momento, e devíamos respeita-lo, mas ela ficou magoada e triste e eu, sem acreditar no que acabávamos de vivenciar.


Isso aconteceu na sexta, hoje é domingo. Venho refletindo sobre aquele minuto desde então. 
Não hora eu pensei: Ele teve um ato racista! Que raiva! Mas depois, refletindo e pensei que talvez não! Talvez aquele homem não foi racista e sim preconceituoso, talvez ele pensou que a Manuela fosse pedir dinheiro ou talvez ele fosse apenas um homem que não gosta de crianças.


Sinceramente não acredito que seja a última opção, provavelmente ele seja racista e preconceituoso. Quem sabe se minha Coisinha 2 fosse loira, de olhos azuis, pelo branca e estivesse vestida com roupas suntuosas ela não seria tratada de forma diferente? (ela estava em arrumadinha por sinal) Não sei! Esta resposta eu nunca saberei, mas de uma coisa eu sei, se houvesse AMOR e RESPEITO não precisaríamos passar por situações como esta. 




Mas sabe quem perdeu nesta história? O Senhor e seu cãozinho fofo.


O senhor porque perdeu a oportunidade de conversar com uma criança linda, educada, respeitosa, que ama os animais e que após fazer o carinho no cãozinho, retribuiria com um sorriso que iluminaria os olhos dele.

O cãozinho, que deixou de receber carinho de mãozinhas macias, delicadas e repleta de amor (isso foi o mais triste).

E eu vou seguir insistindo e pedindo “MAIS AMOR POR FAVOR!”





Até breve...

5 comentários:

  1. Nossa amiga ufa senti na pele, até me emocionei, que dozinha da Manu,já tive a honra de conhece - la ela é tão dócil, educada, fofissima, teria ficado muito p da vida tbm amiga, mas bola pra frente como disse ele que perdeu a oportunidade de conhecer uma criança tão linda e meiga. Bjs em vcs.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu fiquei reflexiva aqui...
    Mas concordo com o final que quem perdeu foi aquele senhor.

    Por mais amor e respeito,por favor! 🙏❤

    jovensmaesblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna,
      sem dúvidas ele perdeu e deve perder muito mais todos os dias!
      Por muito muito muito mais amor no mundo!

      beijo imenso pra voce e obrigada por me visitar

      Excluir
  3. Sem palavras!
    Veio a mente que uma pessoa muito infeliz me falou uma vez que eu não deveria me casar com um negro, pois eu deveria pensar nos meus filhos.

    Fiquei pasma!

    Sou mãe de um casal. Olha gente, mas são lindos de mais da conta !!!

    Sou casada a 18 anos e meu marido me carrega no colo.

    Quem ganhou e quem perdeu?

    Não estou desabafando ou coisa do tipo, é apenas um exemplos de que as pessoas precisam pensar um pouco e respeitar cada um como são.

    Meu cabelo é super liso e da minha filha cacheado (Lindo, eu amo) e além dela amar os cachinho, eu falo com ela que mesmo diferente, todos nós somos lindos, pois foi Deus que nos planejou assim.

    É muito amor nessa casa! kkkk

    Beijos e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julizana!

      Realmente acho que as pessoas não pensam muito pra falar... meu Deus! Fiquei reflexiva com seu relato.

      Falta amor. Cada dia mais tenho certeza de que precisamos de muito, mas muito amor no mundo!

      Gratidão pelo seu comentário!

      Um beijo grande e fique com Deus também

      Excluir