segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Pós Parto - Não somos super mulheres - Parte 1

Houve um tempo em que estar grávida era algo mágico e era tratado com muito respeito por todos a nossa volta. Nesse tempo, as mulheres não se preocupavam com seu peso ou ouviam comentários sobre eles. Também não era pressionada pelo tipo de parto e muito menos julgada pela sua escolha.
Infelizmente este tempo acabou e vivemos em uma sociedade que vive dia e noite com o dedo apontado para aquilo que julgam ser os nossos defeitos (erros) e raramente esses dedos se transformam em abraços e demonstrações de compreensão e empatia.
Hoje eu quero falar sobre o pós parto e em como somos obrigadas a nos transformar em Super Mulheres e far conta de todo sozinhas, lindas, magras e cheirosas, aliás, esqueci de mencionar Super Esposas e donas de Casa, afinal, "você só fez uma cesárea!" ou "você deu sorte por fazer parto normal, pode fazer tudo afinal, não levou pontos na barriga!" Mas será que é bem assim mesmo?
Você já parou para pensar na queda brusca de hormônios que nosso corpo sofre? Já pensou que além da adaptação do bebê, você também precisa se adaptar a esta nova vida? Já pensou que a privação de sono é muito cansativa e que estamos/ficamos a flor da pele? Às vezes me pergunto quando foi que ter um bebê se tornou ganhar super poderes e não precisar de ninguém. Me pergunto onde está a família, os amigos e muitas vezes até o pai da criança. O Pai sim! Ele pode e deve revesar com a mãe os cuidados com o bebê, afinal, fora amamentar que é única e exclusivamente tarefa da mãe, ele tem capacidade de cuidar do filho assim como a mãe e olha, faz toda diferença! Ah! E não pense que você está "ajudando" a mãe não viu papai? Cuidar do seu filho não é mais do que a sua obrigação de PAI!
Ah mas como eu posso ajudar minha amiga que acabou de ter um bebê?
O primeiro passo é querer!
Depois você precisa avaliar o grau de intimidade que tem com aquela família e aí sim oferecer apoio.
Talvez quando você visitar o bebê encontre louca na pia, que tal lavar?
Se você for mais íntima, pode até oferecer cuidar do bebê para que a mãe descanse, tome um banho, coma alguma coisa, mas cuidado! Tudo tem limites e você precisa tomar cuidado para não atrapalhar ao invés de ajudar!
Caso você perceba que sua amiga está relutando por ajuda, demonstre a ela que você está à disposição e esteja caso ela solicite. Algumas pessoas são mais abertas para receber ajuda do que outras e não tem nada de errado nisso, visto que nossa sociedade está cada vez mais egoista e individualista, mas com carinho e jeitinho podemos alcançar nosso objetivo é mostrar que não tem nada de errado em aceitar ajuda.

******************************

Este post era para falar sobre o corpo no Pos parto, mas como tomou um rumo completamente diferente, eu volto em outro Post para falar sobre esse assunto.

Até breve!


Roberta Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário